sexta-feira, 4 de abril de 2008

Quem é o Homem?


Bom, nao poderia deixar de dar abertura ao meu blog falando resumidamente sobre meu 1º trabalho interdiciplinar da facul feito no 1º período. Pensa numa garota que enlouqueceu...quer dizer, já somos loucos né...como diria meu eterno profº e mestre Edu Torre: "De perto ninguém é normal".

Quem é o homem? O que o constitui? Ao procurar a resposta para estas questões passamos a nos movimentar num terreno instável, composto por respostas superficiais, afirmações subjetivas ou doutrinárias que nao resistem a uma reflexão cuidadosa sobre a experiência pessoal e nos remetem ao domínio da incerteza.
Não pretendo aqui defender uma abordagem ou outra sobre tal assunto, apenas pretendo mostrar o homem biológico, como indivíduo ou sujeito e o homem em seu desenvolvimento. O homem não sabe quem é, nao sabe para onde vai, qual o sentido dos pequenos e grandes fatos que se sucedem em sua existência.

Então vamos lá.
O homem biologicamente falando é um ser pensante que é biologicamente contruído. Que ao mesmo tempo que é complexo de de se compreender, também é muito frágil. O homem não é um corpo que é totalmente conhecido, mas, é como se funcionasse igual a um computador, onde todos os teus movimentos, pensamentos, reações, etc, fossem comandados por uma central. A genética é um ramo da biologia onde tem como ponto de partida os mistérios da semelhanças familiares e, usando cruzamentos experimentais controlados em animais e plantas, tende analisar os mecanismos que controlam sua herança genética. o homem é visto como um animal, a diferença é que o homem é um animal que raciocina. Quando falamos de homem biológico logo pensamos: o que o define? a cultura, o meio ou sua herança genética? Todos esseses fatores são muito importantes para que se possa falar de homem, um complementa o outro.
E agora? O homem como indivíduo ou sujeito? A Psicanálise enfatiza a história do indivíduo, a Psicologia Social recupera o indivíduo na intersecção de sua história com a história de sua sociedade- apenas para este conhecimento nos permiti compreender, um pouco, o homem enquanto produto da história. Para que o indivíduo pudesse tornar-se um ser histórico, foi preciso naturalmente que ele se tornasse um ser de direito, ou seja, alguém que desfrute de direitos e, sobretudo, que seja reconhecido como tendo o direito, como ser humano e como cidadão de um país, de gozar da totalidade dos direitos arrancados ao conjunto dos cidadãos nacionais ou ao conjunto dos homens residentes num território. O sujeito de direito é, pois, um indivíduo considerado, respeitado frente a todos os outros e que está sob a proteção de uma lei semelhante para todos.
Portanto, o homem é um sujeito da história e transformador de sua própria vida e da sua sociedade, assim como qualquer outra área da psicologia.
Já quando falamos de Psicologia do desenvolvimento queremos dizer de transformações que ocorrem ao longo do tempo, que afetam as estruturas dos sujeitos. Tanto a hereditariedade como os ambientes vão influenciar no desenvolvimento do homem, e está é uma grande e velha discussão sobre o que é mais importante para a concepção e o desenvolvimento do homem. Em alguns casos já vimos à suma importância do ambiente em um sujeito, mas também já vimos que a hereditariedade tem sua importância e seus limites como na linguagem. Enfim, a concepção de homem na Psicologia do desenvolvimento é tentar explicar como e de que maneira ocorrem às transformações no sujeito no seu desenvolvimento seja cognitivo ou físico.

Concluindo,digo que o homem é um ser biologicamente cultural, racional e social. Um ser que pensa, que age, que ama, que tem angústias e desejos, que mantém relações com diferentes tipos de pessoas, mas que também destrói, maltrata, prejudica, confunde, odeia, etc. Em contrate com o animal, o homem é um eterno insatisfeito; anseia pelo poder, amor ou destruição; arrisca sua vida por ideais que caracterizam a vida humana.

Bom, é isso ae...

6 comentários:

Unknown disse...

legau...

abraço ate mais...

Unknown disse...

Fico a pensar...Neste infinito mar de potenciais que existe ao nosso redor, como podemos continuar recriando as mesmas realidades?
Estamos sempre em mudança....

Unknown disse...

Oi Jamille!
Adorei tudo! Vc está de parabéns!
Gostei dessa: "Quem é o homem?"
Será que um dia saberemos? Só fazendo psicologia não é mesmo? rsrsrsrsrs
Bjim e fica c/ Deus
Cineide

Cinthya Caroline disse...

Ameiiiiiiiiii
o seu blog
bem criativo e com assuntos bem
interessantes muito bom
parabéns
vou entrar sempre

beijos

Herkinha Scopel disse...

Jamille...
Adorei o seu blog...principalemente a materia "Quem é o Homem...sem conta que me fez lembrar do ti...das aulas do 1° periodo...do Edu...que saudade de tudo...hehehe
Fica com Deus!
Beijos querida!

Unknown disse...

Ei mille...

manero seu blog!vc tá de parabéns!
Lembrar da nossa 1ª TI,é inegavel
não lembrar do prof. EDU...
pessoinha muito especial pra mim.
oh! muito legal mesmo seu blog amei.
beijos...