quarta-feira, 23 de abril de 2008

Psiquiatria e Psicologia


Em decorrência a uma pergunta q um priminho muito querido me fez resolvi falar sobre isso.
Muitas pessoas já me perguntaram qual a diferença entre Psicólogo e Psiquiatra, sempre digo que o diagnóstico do Psiquiatra é com remédios, perguntam tb pq escolhi Psicologia e eu sempre respondo "pq eu quero ajudar as pessoas" mas infelizmente são respostas muito vagas para o que realmente quero dizer...
Lendo (por alto) dois textos sobre esquizofrenia e outro sobre bipolaridade fiquei pensando sobre o papel de um psiquiatra e de um psicologo, penso na responsabilidade de se receitar um remédio para alguem e no leque de consequências que uma escolha errada pode causar. No caso da esquizofrenia por exemplo, é uma doença que não se tem nem ideia de qual seria sua causa, então como combate-la, se pensarmos bem, os remédios só irão funcionar para os sintomas, seria, um exemplo banal eu sei, tomar remédios para gripe, os remedios so aliviam os sintomas, pois enquanto o ciclo do virus não termina se continuará com a doença. Posso ser meio que radical, mas esse foi um dos motivos por não ter escolhido psiquiatria, quer dizer, nunca nem pensei em tal escolha, e outra, teria q fazer medicina 1º para me especializar em Psiquiatria, nunca iria conseguir dormir a noite pensando se dei a medicação certa a um paciente ou não. Eu penso, e imagino que grande parte dos psicólogos pensam dessa maneira, que essas doenças são de fundo psicológico, pelo menos em grande parte, e que somente o tratamento por medicamentos de nada adianta para o paciente a não ser uma dependência.
Eu sinceramente não quero ser famosa, não pretendo ser rica, quer dizer, só um pouquinho...kkkkkk, mas gostaria, melhor, vou descobrir uma maneira de ajudar não somente pessoas com doenças, mas também as saudáveis a viver melhor com elas mesmas e com os outros. Esse é meu objetivo de vida, e penso que me tornando psicologa será a maneira mais rápida e prazerosa de chegar ao meu objetivo.


Então, voltando ao que se remete a diferenças entre Psicólogo e Psiquiatra poderia afirmar que, tanto a Psicologia como a Psiquiatria tratam de problemas psiquicos (ou a prevenção deles).
Mas imagine a situação: alguém profundamente depressivo, pronto para se matar. Essa pessoa não tem capacidade (e nem tempo) de ir a uma psicoterapia com psicologos (ela quer se matar, não aguenta mais esperar). Então, o psiquiatra pode indicar remédios para aliviar esta depressão e o desejo suicida. Tendo seu efeito imediato. Porém, como trata-se de remédios, eles só "curam" superficialmente, não profundamente. Mas com isso, ganha-se tempo para fazer um tratamento mais profundo.

Já o psicólogo, trabalha a longo prazo. Ele não consegue "curar" de imediato, porém, como o trabalho é profundo, a "cura" é mais significativa e ideal (pois vai eliminar justamente o conteúdo que motiva a depressão e o comportamento suicida).

É mais ou menos isso. Costumo dizer que, psicólogo é para casos complexos e dificeis. E psiquiatra é para casos mais crônicos (daquelas pessoas que deveriam ter ido a um psicologo mas sempre adiaram o tratamento e agora é "quase tarde").

2 comentários:

Basuli disse...

Legal o texto prima!
Mas cá entre nós, Medicina ou ta caro d + ou ta difícil d+ passar, ainda mais pra cuidar de doido, hummm. Melhor fazes psicologia mesmo kkkkk
Brincadeira ... Psicologia eh um curso muito legal,de verdade!
Bjusss

Unknown disse...

Milinha, adorei esta postagem, vc deixa muito bem claro a diferença entre tais profissões.
Digo-lhe uma coisa: vc escolheu muito bem, não tenha duvida (a Psicologia é linda) e tenho certeza q vc se dará muito bem nela...és capaz!

Bjão da prima
:)